sábado, 31 de março de 2012

Hora do Planeta


Imagem retirada da internet


Estamos em meio a Hora do Planeta e, sim, eu estou de luzes acesas e conectada. Isso não significa que eu ame menos o meu planeta ou que me preocupe menos com ele. Ao contrário, tenho certeza que amo, me preocupo e cuido muito mais dele do que muita gente que deve estar no escurinho agora bancando o politicamente correto.
Nada contra os que estão curtindo um escurinho agora. Que bom! Realmente estão poupando um pouquinho de energia durante 1 hora. Embora não seja nada significativo dentro do quadro geral, real, dia-a-dia, é alguma coisa, não se pode negar. Eu só não me convenço de que essa 1 hora seja realmente necessária na minha vida, visto que eu me preocupo com o planeta todos os dias e todos os dias tento minimizar os males que causo a ele. E também não acho nada bonito quem não tem o menor respeito nem cuidado com o planeta, apagar a luz por 1 hora e sair por aí se dizendo um cuidador e protetor do mesmo. Acho muita cara de pau, isso sim!!!
Hora do planeta é hora a hora, toda hora, cada hora que respiramos. Cuidar e se preocupar com o planeta é economizar água todos os dias. Economizar energia todos os dias, mas não porque tá cara a conta de luz e sim por todo o processo necessário pra gerar a tal da energia. É economizar papel pensando nas árvores que são cortadas. É não jogar lixo nas ruas e ensinar seus filhos o mesmo, mesmo que seja um papel de bala e eles estejam dentro do seu carrão ou que a lata de lixo mais próxima esteja longe. É pensar em soluções sensatas para substituição de sacos plásticos, garrafas pets, etc, pensando no tempo que eles demoram pra se desfazerem na natureza. É lutar pelas índios, pelas florestas e não ficar de braços cruzados enquanto saem desmatando o mundo visando lucro. É não sair por aí comendo carnes exóticas de animais em extinção ou vestindo suas peles para ficar na moda. É o governo trocar a frota de ônibus por ônibus mais novos que não poluirão tanto. É o governo cuidar da iluminação das ruas, não deixando luzes ligadas semanas a fio dia e noite por um problema no sensor. É senador, deputado e funcionários públicos não deixarem seus gabinetes virarem a noite acesos por esquecimento. Essas pequenas coisas são capazes de muito mais do que casas e monumentos apagados por 1 hora 1 vez ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário