segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Solidariedade, teu nome é Zeca!


Imagem retirada da internet


E o ano já começou bombando! Cheio de notícias ruins, tristes, cheio de "vergonhas alheias" mas também cheio de coisa boa e de exemplos a serem seguidos. Tenho enrolado para escrever mas alguns bons temas tem vindo à minha cabeça... a posse vergonhosa do Genuíno, um deles, outro, o belo exemplo de um ídolo chamado Zeca. Entre eles, optei por começar o ano falando de coisas boas, vamos falar de solidariedade, vamos falar de Zeca Pagodinho!
Quem nunca ouviu falar de Zeca Pagodinho? Quem não sabe de quem se trata? Eu o "conheci" desde pequena, via meu irmão mais velho e desde sempre aprendi a gostar da sua música e da personalidade seguindo os passos do irmão. Simples, sempre sorridente, Zeca pra mim sempre foi um tanto admirável. Vê-lo sempre "movido a ácool" foi uma pequena restrição que impediu que ele se tornasse um verdadeiro ídolo para mim. No entanto, desde a enchente em Xerém minha admiração por esse cara triplicou e hoje o nome Zeca Pagodinho se tornou pra mim sinônimo de solidariedade. Muito mais do que eu já o respeitava por sua música, hoje eu o respeito por tamanha caridade.
Zeca não precisa se promover e quem assistiu a entrevista concedida por ele em meio aos destroços deixados pela enchente pôde ver a sua dor nas lágrimas que tentava conter nos olhos. Ele não precisa e, como o próprio disse, ele não perdeu nada, anda assim Zeca não ficou alheio ao sofrimento que o cercava. Quantos sem serem abalados em seus mundinhos particulares conseguem enxergar a dor alheia e fazer algo à respeito?! Alguns poucos abastados mandam doações de longe, Zeca estava lá, ele próprio, ajudando nos resgates. Zeca estava lá, em carne e osso, ajudando nas entregas. Zeca não perdeu, ele só ganhou em humanidade. Esse é um homem admirável. Quem não gosta do seu samba, seu pagode que se renda a sua humildade e solidariedade.
Que este seja um exemplo a ser seguidos por muitos em 2013! Que eu jamais precise mas que se algum dia estiver ao meu alcance que eu tenha a mesma coragem que este homem, em me doar. 

Um comentário:

  1. Realmente Cami...Merecedor do nosso respeito e muito aplauso. Acho que Zeca 'e o cara.

    ResponderExcluir