sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Thor Batista, o semi-Deus!


Imagem retirada da internet


"Liminar suspende processo contra Thor Batista por homicídio culposo". E quem ainda acredita que esse processo vai dar em alguma coisa? Que Thor será punido?
Vira e mexe Thor me veim a cabeça. Não o Deus da mitologia grega que comandava os trovões com o seu martelinho e povoava minha imaginação. Esse não, mas aquele outro que tempos atrás andava na boca de todos os brasileiros indignados e hoje volta deixando os brasileiros mais ingênuos estarrecidos e os mais consciêntes, envergonhados. Thor Batista, o "semi-Deus", filho de Eike Batista, esse sim, quase um "Deus", isso na concepção deles, claro!
Os brasileiros vez ou outra são lembrados de Thor por alguma manchete, sempre vergonhosa, e se idignam com tamanha soberba familiar por alguns dias. Eike Batista coloca a si próprio e a seu filho acima do bem e do mal, acima de toda e qualquer lei. Um "menino" que pode fazer tudo, inclusive tirar a vida de uma pessoa, causando sofrimento a tantas outras sem sequer ser punido. Um pai que passa a mão na cabeça de "seu menino" justificando o injustificável e tratando de fazer com que não haja qualquer tipo de punição. Não seria papel do pai ser o primeiro a repreendê-lo ainda que jamais se colocasse contra ele? Me pergunto se algum dia esse pai repreendeu seu filho... me pergunto se algum dia esse pai se preocupou em educar seu filho... ou será que apenas pagou em cifras por tudo o que não soube dar? Presentes em lugar de amor, dinheiro no lugar de educação, advogados em lugar de princípios e assim por diante.
Sinto pena dessa família que perdeu uma pessoa e sequer tem direito a respeito. Não importa se o morto estava bêbado ao ser atropalado ou melhor, até importa mas não justifica a velocidade do carro de Thor. Até importa mas tal fato não pode transformar a vítima que nem pode mais se defender, em culpado como tenta fazer a família Batista. Até porque se a situação fosse inversa e o bêbado atropelado, Thor Batista, quem tem dúvidas de que esse caso já teria sido julgado e o culpado punido há muito tempo?! Mas tenho pena também desse pobre playboy que não tem valores, não tem consciência e não tem um pai, ao menos não um pai digno do significado da palavra.
Mas hoje olho para pais e filhos ao meu redor e vejo inúmeros pais tentando fazer o mesmo que Eike Batista, irresponsabilizando seus filhos sob a desculpa de estarem "protegendo" e sem quererem enxergar que o resultado disso será apenas sofrimento e ,sabe-se lá o sofrimento de quantas pessoas. Sofrimento dos próprios filhos que não saberão lidar com responsabilidades e culpas, sofrimento deles que nem sempre vão conseguir amenizar as burradas dos filhos e em casos extremos, como o de Thor, sofrimento de terceiros inocentes que nada tem a ver com a maneira errada dos pais criarem seus filhos. Lamentável, triste e sorte nossa que nem todos tem o poder de Eike Batista.
Que fique a reflexão para todos nós brasileiros, até quando vamos permitir que o Brasil tenha dois pesos e duas medidas?! E que fique a reflexão prioritária para todo os pais e mães, até quando vocês vão tentar esconder os erros de seus filhos?

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Insônia 2013! rs



Imagem retirada da internet


2013 chegou mas meu sono continua ausente ou, minha insônia continua presente (nunca vi companheira mais fiel... casamos há anos e ela se recusa em me abandonar!). Ok, eu disse que em 2013 tudo seria diferente mas eu só posso mudar à mim, não aos fatos, apenas à minha maneira de reagir à eles. Mas já estava eu reagindo igualzinho a sempre e esperando resultados diferentes (erro cometido por toda humanidade). Uma semana de recesso, pique à mil, saindo dia e noite, dormindo às 3:00 ou mais todos os dias e o trabalho começa de um dia pro outro e, de um dia para o outro eu quero passar a dormir às 22:00 para acordar às 6:30. Ok, acordar às 6:30 é inevitável, por mais que o corpo diga não o meu despertador e a imagem do meu chefe gritam SIM e, no máximo, passam-se alguns minutinhos e eu estou no banho para poder dar sentido a palavra "acordada"(que até então não passa de um monte de letrinhas unidas). Mas dormir às 22:00  para quem estava dormindo às 3:00 quem consegue explicar isso pro meu organismo do dia pra noite?!
Primeiro dia de trabalho e, graças a minha anemia (outra que tem se mostrado uma companheira fiel desde que nos conhecemos, quase há dois ano atrás), como um bebê no primeiro dia de creche, ao entrar em contado com vírus da gripe em alguns minutos  fiquei péssima. Tentei resistir ao primeiro dia sem medicamento mas como no segundo já não conseguia respirar, minha cabeça explodia, a febre já tinha tomado conta de mim e não pegaria bem faltar ao segundo dia de trabalho me rendi ao Trimedal (já tomei tanto remédio na vida que tem que ser uma bomba pra curar qualquer coisa, aspirina não me cura nem espirro). Milagre, só faltei babar de sono durante todo o expediente, segurar o olho aberto foi a tarefa mais difícil do dia mas cheguei a ficar alegre achando que uma noite tranquila de sono me estava garantida. Ledo engano 22:00, 23:00, 00:00 e nada do sono. Tudo bem, eu já desconfiava que o Trimedal poderia apenas estar se aproveitando da baixa na taxa de ferro e da falta de sono na noite anterior para fingir ser o salvador dos meus problemas. E assim foi e assim está sendo até hoje... durante o dia quase babo de tanto sono por conta do Trimedal somado a anemia e as poucas horas de sono na noite anterior e a noite fico aqui acordadíssima.
Foi então que na noite anterior me dei conta de que ficar deitada na cama, rolando de um lado pro outro querendo obrigar o sono a chegar não adiante nada. Cometi esse erro a vida inteira e cá estava eu em 2013 cometendo novamente. Como se a minha vontade alterasse em alguma coisa a hora de chegada do sono. Então se é para mudar, vamos mudar tudo e se é pra ficar acordada vamos aproveitar o tempo para que ele não seja todo em vão. Ficar rolando na cama só se for pra ficar sonhando acordada mas como ontem não estava no clima, resolvi produzir e postar. E aí está, decidido, se o sono não chega eu vou é aproveitar!
Minha esperança é de que 5ª feira iniciando em meu novo emprego, trabalhando em jornada dupla de 8:00 às 22:00, eu consiga chegar em casa e capotar! Até lá, vamos vendo no que vão dar minha noites insônes. rs

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Solidariedade, teu nome é Zeca!


Imagem retirada da internet


E o ano já começou bombando! Cheio de notícias ruins, tristes, cheio de "vergonhas alheias" mas também cheio de coisa boa e de exemplos a serem seguidos. Tenho enrolado para escrever mas alguns bons temas tem vindo à minha cabeça... a posse vergonhosa do Genuíno, um deles, outro, o belo exemplo de um ídolo chamado Zeca. Entre eles, optei por começar o ano falando de coisas boas, vamos falar de solidariedade, vamos falar de Zeca Pagodinho!
Quem nunca ouviu falar de Zeca Pagodinho? Quem não sabe de quem se trata? Eu o "conheci" desde pequena, via meu irmão mais velho e desde sempre aprendi a gostar da sua música e da personalidade seguindo os passos do irmão. Simples, sempre sorridente, Zeca pra mim sempre foi um tanto admirável. Vê-lo sempre "movido a ácool" foi uma pequena restrição que impediu que ele se tornasse um verdadeiro ídolo para mim. No entanto, desde a enchente em Xerém minha admiração por esse cara triplicou e hoje o nome Zeca Pagodinho se tornou pra mim sinônimo de solidariedade. Muito mais do que eu já o respeitava por sua música, hoje eu o respeito por tamanha caridade.
Zeca não precisa se promover e quem assistiu a entrevista concedida por ele em meio aos destroços deixados pela enchente pôde ver a sua dor nas lágrimas que tentava conter nos olhos. Ele não precisa e, como o próprio disse, ele não perdeu nada, anda assim Zeca não ficou alheio ao sofrimento que o cercava. Quantos sem serem abalados em seus mundinhos particulares conseguem enxergar a dor alheia e fazer algo à respeito?! Alguns poucos abastados mandam doações de longe, Zeca estava lá, ele próprio, ajudando nos resgates. Zeca estava lá, em carne e osso, ajudando nas entregas. Zeca não perdeu, ele só ganhou em humanidade. Esse é um homem admirável. Quem não gosta do seu samba, seu pagode que se renda a sua humildade e solidariedade.
Que este seja um exemplo a ser seguidos por muitos em 2013! Que eu jamais precise mas que se algum dia estiver ao meu alcance que eu tenha a mesma coragem que este homem, em me doar.