terça-feira, 5 de junho de 2012

Cadeira nova, vida nova!


Imagem retirada da internet


Mais um passo dado rumo a conquista da minha tão sonhada liberdade total. Finalmente esse ano na REATECH comprei minha Panthera X, para quem não sabe, a melhor e mais leve cadeira de rodas no mercado atualmente. Toda em fibra de carbono e titanium é a mais leve do mundo, pesando montada 4.2kg e sem as rodas, 2.1kg.

Minha cadeira foi feita sob medida e me foi entregue em tempo recorde, menos de 1 mês sendo que eles tinham 3 meses para me entregar o produto. Mérito suéco, porque ela foi toda fabricada lá. No entanto, nada no mundo é perfeito, nem mesmo a mellhor cadeira do mundo. Ela também tem suas limitações. O pedal dela foi levantado ao máximo e ainda assim não alcança meus pés, isso me faz perder estabilidade para frente. As coisas caem do meu colo, eu caio para frente. A diferença no pedal ocorreu por erro das medidas tiradas no local e a estrutura dela não pode ser modificada. Não sei o que poderá ser feito mas paguei a cadeira mais cara do mundo e, se o erro foi deles, não vou aceitar ficar com uma cadeira que me prejudique. Há duas semanas fiz a reclamação, vieram prontamente da fábrica representante em Goiânia, reitirar uma peça para verificar o que poderia ser feito e, até agora, nada. Embora me entristeça dizer, desmérito brasileiro.

Espero que seja apenas um parentese na caminhada rumo ao meu sonho.

Estou no auge da minha fase de adaptação, ainda há menos de um mês com a minha cadeira nova. Um tombo logo no segundo dia foi inevitável, caí para frente porque as rodinhas muito menores do que as da anterior ficaram presas numa grade. Por sorte fui rápida, pus as mãos na frente e não machuquei o rosto. A 1ª semana inteira vivi a base de Tandrilax para as dores na coluna e de cabeça porque o encosto é muito mais baixo do que o da outra e ela muito mais leve, o que me deixava muito insegura de encostar e forçava demais a minha coluna. Os machucados são contínuos nas mãos e nos pés, prendo os pés na rodinha da frente e machuco as mãos quase que diarimante entre as rodas grandes e os protetores de roupa. Tive que reaprender a passar para cama, para o banho, para o carro... e tudo isso é muuuito estressante.

Trocar uma cadeira de rodas, não é trocar um carro... é ter que reaprender a fazer tudo, é se sentir insegura, é se arriscar a cair, é sentir dor, é se machucar repetidamente... e isso é muito frustrante. Por mais que eu saiba os benefícios que ela vai me trazer quando eu estiver completamente adaptada, por mais que eu agradeça por ela ser mais um dos meus sonhos realizados, é um período difícil. Aos 32 anos já troquei de cadeira algumas vezes... imagine se você, de tempos em tempos tivesse que reaprender a fazer as coisas banais do seu dia a dia.

Ainda assim, dias atrás, consegui realizar o que sonhei. Desastradamente, guardei sozinha minha cadeira no meu carro. Isso me rendeu dias de dores na coluna mas concretizei o que apenas sonhava que ela me possibilitaria. E tudo, tudo que descrevi acima se tornou pequeno perto de tal realização. É claro que ainda será necessário inúmeras sessões de fisioterapia para que eu possa ganhar força e equilíbrio na coluna para conseguir guardá-la sem me destruir ainda mais mas agora sei que é possível. Eu me realizei, breve poderei ir e vir a qualquer lugar com meu carro sem depender da ajuda de qualquer pessoa para guardar ou tirar minha cadeira, isso não tem preço. Não tem dinheiro que pague.

Eu estou pagando e, pagando caro pela realização de um sonho, um sonho chamado liberdade, liberdade de ir e vir e eta não deveria ter preço, é um direito de qualquer cidadão. Felizmente eu posso pagar mas infelizmente faço parte de uma minoria. O que quero mostrar é que uma cadeira dessas não é luxo e sim, qualidade de vida. É injusto o valor dos impostos pagos pela importação de um produto desse tipo, restringindo ainda mais, deste modo, o que deveria ser um direito de todos os cidadãos, a liberdade de ir e vir. Para um cadeirante poder levantar sua cadeira de rodas não é um luxo, é algo que faz toda a diferença para sua independência já tão difícil de ser conquistada. Com ou sem imposto, a cadeira é cara e vale seu preço pelo material de primeira linha utilizado, pela durabilidade... isso, por si só, já a torna para poucos mas é vergonhoso que o governo ainda queira lucrar e, tanto, em cima dela a tornando inviável para um número ainda maior de pessoas por conta de seus impostos que vão para lugar algum.

6 comentários:

  1. eeeee! parabéns, mila!!! beijocas,

    ResponderExcluir
  2. Ola Camila!

    Gostaria primeiramente de te parabenizar pelo sonho alcançado, em seguida por ter em mãos um material que mesmo com alguns problemas como citou fez com que realizasse um sonho. Sinceramente não consigo entender como o governo ainda cobra impostos, e impostos elevados, para a importação desse tipo de material que poderia dar mais conforto no dia a dia das pessoas que necessitam!

    Espero que eles possam resolver essa situação e que você possa ter uma cadeira que realmente lhe deixe 100% satisfeita.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,

    Tudo bem? Parabéns pela cadeira! Fiquei pensando em quantas pessoas possuem uma cadeira que incomoda, sendo as vezes pessoas, como você falou, a maioria. Que a tecnologia avance e melhore a vida dessas pessoas.

    Bom feriado e força aí na adaptação.

    Lu

    ResponderExcluir
  4. camila sou cadeirante,honestamente compensa comprar essa cadeira to com medo do investimento e ela não me atender no dia a dia.o que vc achou dela justifica ..

    ResponderExcluir
  5. ratificando camila queria saber mais sobre essa cadeira,vc teria mail pra gente se comunicar,vlw.da pra circular em areas urbanas normalmente com ela.um abç vlw aguardo sua resposta posta ai ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcin,
      vou ser muito sincera com vc... eu não indico essa cadeira para qualquer um não! Depende muito do que são suas prioridades. Pra mim, hoje ela vale, porque praticamente não ando pelas ruas e minha prioridade máxima era conseguir guardá-la sozinha em meu carro para conseguir uma autônomia ainda maior. Ela atendeu ao meu desejo mas para andar pelas ruas e calçadas do Brasil, ela está longe de ser ideal. suas rodas são muito pequenas e tornam a tarefa ainda muito mais complexa para nós. Subir e descer degraus como meio fios por exemplo, também complica com ela porque seu encosto não é rígido e assim sendo perdemos um pouco de estabilidade.
      Claro, ela é muito mais leve do que qualquer outra, o que nos deixa muito menos cansados. Como disse, depende muito de suas aspirações.
      Meu email é camigoes.03@gmail.com Sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida.
      Abçs

      Excluir