segunda-feira, 2 de julho de 2012

Belo Monte - Eu não consigo pensar que não tenho nada a ver com isso. E você???




Hoje passei a tarde estarrecida assistindo ao documentário acima. Não porque algo do que tenha sido dito seja novo pra mim, mas sim porque toda vez que ouço falar no assunto ou que paro para pensar sobre, não consigo ter outra reação.
São tantos, tantos, tantos motivos de indignação que por diversas vezes já pensei em escrever sobre o tema e não consigo. Simplesmente porque não sei por onde começar, simplesmente porque não sei o quê, no todo, é mais aviltante.
Eu realmente não sei quem são aquelas pessoas que estão alí em Altamira, são todos rostos desconhecidos pra mim mas não consigo deixar de enxergar e quase sentir a dor que transparece no olhar de cada uma delas. Eu não sei quem são mas sei que são parte do meu passado e eu faria tudo ao meu alcance para preservá-las no meu futuro. Que raio de energia é essa que tanto precisamos à ponto de passarmos por cima da vida das pessoas para conseguí-la? Passar por cima de nossa história. É digno o lucro falar mais alto do que a história de um povo??? O progresso de uns vale, justifica a fome de outros?
Que raio de país é este que não tem dinheiro para saúde e para educação mas tem 30 bilhões para investir numa hidrelétrica que passará 4 meses ao ano parada sem produção? Não tem 30 bilhões para dar dignidade ao seu povo mas tem para destruir a vida de quem já tem tão pouco, para tirar o alimento de quem o consegue pescando, para tirar a moral de quem não teve estudo e não aprendeu a fazer nada na vida além de trabalhar. E ainda vem gente dizer que 4 mil pessoas serão beneficiadas porque vão sair de suas casas de palafitas? Saírão, serão jogadas em algum buraco que chamarão de casa, longe de suas famílias, longe da vida que sabem ter. Alguém perguntou se é isso que elas desejam? Essas pessoas aos 60, 70 anos aprenderam a sobreviver alí, como vão se sustentar em algum lugar que não conhecem sem que saibam fazer nada? Vão viver da esmola do governo? Do governo que nunca deu nada para eles, sequer os enxergou algum dia e hoje ainda quer tirar. É vergonhoso!!!
Falam da violência dos índios que não sabem negociar, da violência dos militantes mas quem enxerga a violência velada contra a vida daquelas famílias? A maior violência que consigo enxergar nesse campo minado que estão criando é o impedimento de um povo inteiro poder manter suas raízes e continuar levando a vida que estão acostumados a levar, a única que lhes foi oferecida até agora. Nenhum índio será vai ser atingido??? Que direitos indígenas estão sendo preservados? Um rio que se tornará seco numa extensão de praticamente 100km, trará prejuízos a fauna, a flora, aos índios e a todos nós! Será que alguém é capaz de desprezar tal dimensão?! Três populações tradicionais indígenas serão impossibilitadas de sobreviver em suas terras. 40 mil empregos durante 2 anos valem tudo isso??? É esse o grande progresso??? E depois desses dois anos? Os 40 mil empregados se tornarão desempregados e teremos apenas um problema a mais.
A FUNASA sequer escuta os índios! O IBAMA que proíbe a caça e a pesca de inúmeras espécies em extinção, libera uma obra que de uma só vez vai exterminar inúmeras espécies. O povo não quer mas o governo não ouve. As empreiteiras lucram, os políticos comemoram e a vida vai se esgotando.
Repito aqui a pergunta que foi feita no filme "como é que um país que comete esse crime pode continuar lá fora sendo defensor do meio ambiente?"
Rio +20 pra gringo ver e destruição ambiental pra quem "precisa" enriquecer! Sinto por não poder fazer mais, sinto por morar num país onde seus governantes não escutam o povo, só posso me envergonhar e não deixarei de gritar para o mundo a vergonha que tenho de meus governantes.
Ao menos se envergonhem, se indignem e gritem, exponham sua indignação para que quem sabe um dia nos ouçam. Assistam ao vídeo para que tirem suas próprias conclusões mas, por favor, não vivam suas vidas como se nada disso lhe dissesse respeito. É o nosso povo,a nossa história, nosso país, nossa floresta e nossa vida!

4 comentários:

  1. Camila, seu post é maravilhoso. É algo que me emocionou profundamente. Sempre fui contra Belo Monte e também não entendo o motivo desse abuso contra a natureza, contra as pessoas e índios. Não consigo aceitar.
    Seu texto foi perfeito e o apoio totalmente. Gostaria de também abordar o tema e citar o seu texto no meu blog, passando o link da sua postagem.
    Compartilho do mesmo sentimento de indignação.
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motivo, infelizmente é claro Selma, ganância, dinheiro. Tudo se torna insignificante para quem só consegue enxergar números...
      Pode sim compartilhar o texto no blog, por email, como desejar, na verdade, agradeço por isso, sei que sozinha posso fazer muito pouco. Se vier a escrever seu texto também, o compartilhe por aqui se desejar.
      Beijos

      Excluir
  2. Primeiramente Camila parabéns pelo post e pelo seu blog. Os textos estão maravilhosos,bem escritos, objetivos e coesos. Esse comentário não saiu só de uma jornalista,mas de uma pessoa como você que se sente muito triste em ver o quanto a nossa natureza,as nossas riquezas naturais estão sendo exterminadas pelas autoridades. Aliás ao meu ver a autoridade são os índios. Famílias moraram na região,viveram alimentando seus filhos,netos,bisnetos..de geração em geração não fizeram e não fazem mal a ninguém. Infelizmente a ganância dos governantes não têm limites..passam por cima de todos, gastam dinheiro pra finalidade de destruir as pessoas.. Ainda não terminei de ver o vídeo,dei uma interrompida pra escrever isso,meio que como um desabafo e apoio. É aquela, sou uma só,mas se cada um falar,gritar,expor,criticar,opinar,reclamar e assinar no site www.raoni.com já será de muita ajuda.. Sabe,é tão vergonhoso o que tá acontecendo e o que vi me senti péssima, não é possível que a Dilma, os políticos não tenham consciência do que estão fazendo...É muita hipocrisia..quem eles pensam que somos? O que eles pensam que o povo indígena são? Somos eles,é a nossa origem..e a floresta? Incrível como a ambição,a corrupção cega as pessoas que estão ´´no poder``..
    Que Deus nos ajude,pq no que depender do ser humano estamos ferrados.
    beijos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paty pelo apoio!!! Eu, infelizmente, começo a achar que para se tornar político é pré-requisito deixar de ser humano. São todos uma corja de indignos que só pensam em lucros!
      Bjos

      Excluir