domingo, 29 de julho de 2012

Circo com gosto de infância


Foto: Camila Góes


Quando criança nunca fui a circos, meu pai ou minha mãe (não lembro bem) não gostava. Por um tempo mantive o fascínio pelo desconhecido, sempre pedindo para ir e recebendo sempre os mais doces nãos com diversas justificativas, até que aquilo perdeu o encanto e conseguiram me convencer de que era chato. Até que não foi difícil para mim aceitar, haja visto que aqueles palhaço de festinha de criança sempre me causavam mais medo do que qualquer outra coisa e, raramente, me arrancavam uma risada. A única coisa que continuou a me fascinar eram as mágicas e eu era compensada com caixas e caixas para aprender a fazê-las. Meu irmão, alguns anos mais velhos que eu as fazia para mim e, então, ele se tornou meu grande mágico! Até que surgiu o estraga prazer do Mister M no Fantastático e então, até as mágicas perderam a graça.
Só então na vida adulta, já independente, dona do meu dinheiro e das minhas vontades, voltei a ter vontade de ir ao circo mas não era um circo qualquer e, confesso que estreei em grande estilo, Cirque Du Soleil. E então anos após anos fui a quase todas as apresentações do circo no Brasíl, sempre encanta e fascinada por tamanha beleza e perfeição. Mas convenhamos, esse circo é muito mais que um circo e eu ainda não conhecia um circo de verdade embora conhecesse o melhor de todos.
Então certa vez, passando uns dias em Goiânia, vi que teria uma apresentação de circo e lá fui eu. Não me lembro agora o nome do circo mas era uma atração de fora, embora simples, bem simples, desses com a lona montada sobre o chão de terra e sem grandes luxos. conheci então a simplicidade dos circos, daqueles que eu deveria ter frequentado quando criança e, mais uma vez, me encantei.
Semana passada então, um convite repentino para ir ao circo. Tihany em Brasília! À princípio não me encheu os olhos, eu já conhecia o melhor e também já conhecia a simplicidade mas lá veio o papo de que o Tihany trazia lembranças da infância e, claro, me veio a cusiosidade de saber que lembranças eram essas que eu deveria ter e não tinha. Como a companhia por si só já valia à pena, lá fui eu!
O Tihany fica no meio do caminho, sendo um pouco já mais luxuoso embora nada que chegue aos pés do Cirque Du Soleil. E então, mais uma vez eu me encantei! Ri com o palhaço, me encantei com os malabarismos e, pela primeira vez, assisti a um grande show de mágica. Enfim, exceto pelos números com os bichinhos, que eu sou completamente a fovorde terem sido proibidos por conta dos maus tratos, acho que agora sei o que deveria ter conhecido na infância, agora eu conheço um circo e sua magia. E minha maior alegria, foi estar alí no meio das crianças, acho que pude voltar a infância mesmo não tendo passado por isto ainda nela. E pude me ver alguns anos adiante levando os meus filhos pra conhecer essa magia...

4 comentários:

  1. Bom, eu também tinha um certo medo de palhaços. Eles realmente me assustavam. Até que, em um certo circo cujo nome não me lembro, eu ri com eles. Esses eram bons de verdade. Realmente é encantador, o clima, o que o circo traz.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Já soube que esse circo é show! Infelizmente ainda não fui.
    Recentemente fui num circo que me causou decepção : (
    Adorei o post!
    Beijos,
    Selma

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,

    Boa noite! Tudo bem? Nunca fui fã de circo na infância, pois achava um horror a sequência de apresentação dos animais. Hoje admiro a arte e gostei da última apresentação do Thiany que fui e já estou planejando a não deixar de assistir o Cirque Du Soleil em sua nova série no Brasil.

    Beijos e boa semana com a alegria do circo.

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Eu também fui relativamente poucas vezes ao circo durante minha infância, já na adolescência a minha experiência com o mundo do circo foi negativa, um circo que esteve em minha cidade era acusado em diversos processos judiciais por maus tratos aos animais, então decidimos protestar, levamos cartazes e panfletos para a fila do circo e um de meus amigos foi agredido fisicamente por um dos funcionários do circo, na época tínhamos entre 15 e 17 anos e o caso deu até polícia, traumático né rsrrsr... Mas o fato é que nunca gostei de circos que tinham animais em seus espetáculos e isso restringia bastante, quase todos que passavam por aqui tinham... Neste ano foi ao espetáculo "Varekai" do Cirque du Soleil, descrevi esta maravilhosa experiência em um post no meu blog:

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/01/cirque-du-soleil-varekai.html

    confira depois! Abração

    ResponderExcluir