segunda-feira, 16 de maio de 2011

Recebendo Betty Rouvier em "Desabafo de uma brasileira revoltada no exterior - Viva nosso Brasil"

Betty é uma espécie de "bônus" que recebi depois de muitos anos de uma amizade muito especial. Meu amigo Renzo que eu aaamo, se casou e pronto, eis que a Betty surgiu na minha vida. Alguém que entrou apenas como esposa de um amigo amado e hoje se tornou uma suuuper amiga. Apesar de estar em Portugal Betty é amiga do dia-a-dia, das horas difíceis, das horas alegres, amiga de palhaçadas e também de desabafos. Nosso dia-a-dia se constrói como se estivéssemos lado a lado, nem parece que temos um oceano a nos separar. Fazer rir é seu maior talento mas hoje, Entre Quatro Paredes, Betty vai mostrar que também sabe falar sério quando o tema pede.
Entrego à vocês o lado sério desta que é mestra em me fazer rir. E à você Betty, muito obrigada!!!



Era para ser um texto engraçado...uma boa comédia pois é o que faço melhor, porém hoje estou revoltada e preciso compartilhar isso!
Sou carioca...33 anos...casada....2 filhos ( Raphael - 15 anos e Maria Eduarda- 6 anos).
Moro em Portugal há pouco mais de 3 anos. Amo esse país por diversas razões...mas fico profundamente triste quando vejo que os brasileiros desvalorizam nosso Brasil. Tudo bem...concordo que no Brasil os políticos são corruptos...a saúde é precária... a educação deixa a desejar e outros fatores... mas poxa... francamente... quem só olha por esse lado é desprovido de inteligência e sofre da síndrome de Ed Motta - sim, Ed Motta...aquele boboca que EU achava inteligente mas provou ser um zé mané (para que entendam melhor leiam http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/915375-ed-motta-ofende-mulheres-e-musicos-e-cria-polemica-no-facebook.shtml  ... nem vale a pena eu perder tempo contando isso mas vale a pena ler p/ vermos como existem idiotas espalhados mundo a fora!)... voltando ao foco... depois de sair do Brasil e vir p/cá percebi o quanto o Brasil é maravilhoso. É diferente da experiencia de passar temporada fora... não confundam e não achem que eh a mesma coisa... pois temporadas fora já saímos sabendo que não demora mto voltaremos!!!
Aqui tive q organizar vida nova... escola... casa... carros... trabalho etc etc.... e não eh nada facil. Passado o choque cultural comecei a ver o lado bom de Portugal... mas vi também o lado ruim. Fiquei decepcionada quando descobri que falta de segurança, saúde precária ( por causa de péssimos médicos) e educação deficiente e o preconceito com os estrangeiros.  E as leis?! Trabalhista é nula... familia idem (exemplo: o pai pode pagar de pensao 70€ p/criança por MÊS)... e os politicos????? Nooosssa... salve salve nosso Brasil e a melhor politica do mundo qndo o assunto eh "politicos da europa"...e não eh so os de Portugal... vejam bem o da Itália q vive em escândalos e ngm tira ele...veja o da França q o povo foi a rua gritar contra o aumento da idade p/aposentar... da Grécia que quebrou... queridos, Brasil é maravilhoso!!! Ilusão sair do nosso país.... e a saúde na Inglaterra que acham ser PRIMEIRO MUNDO deixa mto a desejar... um lugar onde o aborto eh permitido mas qndo se tem um aborto espontâneo não há curetagem e só dão o devido atendimento qndo a pessoa está mals mesmo!!!! Melhor não entrar mto afundo senão não acabo hoje meu "protesto"!!!!!
E as faculdades que tds acham q as "de fora" sao as melhores....ah? hein? como asseeeem????? Ignorancia pura... burrice extrema!!!!! As faculdades daqui são só 3 anos... conheci uma jovem senhora (aqui chamamos mulheres casadas de senhora mesmo q elas tenham apenas 20 anos... tentei colocar moça... mulher... amiga.mas ja acostumei e só saiu o "jovem senhora" rsrsrs - ao menos serviu p/ aprender um pouco mais o vocabulário formal), sei que ela recém formada em contabilidade não sabia coisas básicas sobre abertura de empresas, contas e outras coisinhas simples... saiu completamente despreparada p/ o mercado de trabalho e até mesmo p/ uma simples "tira dúvidas". Advogados aqui são "ricos" pq só p/ olhar p/nossa cara temos q pagar a consulta q o valor mínimo comum são uns 100 a 150€... médicos são antas vestidas de branco... nunca vi tanto médico burro na minha vida!!!! 99% são completamente despreparados... já vi 3 casos do INEM (resgates tipo SAMU) onde deixaram a desejar... um foi o da minha vizinha q a mãe dela morreu após péssssssimo atendimento de uma atendente q não tinha a minima noção do atendimento q deveria prestar... depois foi o de uma menina atropelada aqui na frente da minha casa, um caso sem gravidade (aparente) pois o capô do carro ficou bemmm amassado e os médicos do resgate mandaram ela ir andando até a calçada, sentaram-na no chão e depois ela teve q se levantar e deitar na maca e ser colocada dentro da ambulância... sendo q ela voou com a pancada q levou.....e por último há 11 meses atrás (14/06) minha mãe foi atropelada por um caminhãozinho que vinha em alta velocidade e bateu nela em cima da calçada... o estado da minha mae parecia ser grave... graças a Deus não foi..mas saía mto sangue pela boca e não tínhamos como saber se estava machucada pois a roupa não deixava ver... mas houve quem perguntasse depois se ela tinha sobrevivido e os médicos q vieram resgatá-la, o INEM, ja iam colocando-a na maca sem antes colocar-lhe o colete e eu q tive q "me meter" (como boa simetona q sou) e questionar sobre o colete dai colocaram e apareceu um mdico q passava na hora e parou para ajudar e ele mesmo chamou a atenção dos q estavam fazendo o resgate devido ao modo como estavam colocando o colete na minha mae e como estavam colocando-a na maca... ainda bem q ele apareceu... salve nosso SAMU... nossos anjos dos Bombeiros tbm!!!! Ah... aproveitando o caso da minha mãe, volto ao assunto das leis... mesmo ela tendo sido atingida por um caminhao q vinha em alta velocidade e o condutor tendo assumido o erro e assinado tudo, ainda assim ela nao recebeu NADA e teve que pagar as custas do hospital e exames pois mesmo na rede pública temos q pagar pela utilizaçao... não eh 100% gratuito (a não ser q comprovem q a renda familiar eh mto baixa estando desempregado)... Nessa época sofri e pensei mto em voltar pro Brasil... nossa Pátria linda e amada!!!!
Mas hoje fiquei extremamente revoltada ao ver o Serginho Groisman num programa que não sei se passa na globo brasileira, aqui chama-se "Nós por cá" e percebi que brasileiros p/ agradarem ao povo do exterior ficam falando da violencia do Brasil comparando como se cá nao tivesse violencia!! Oras, acordem... tenho uma amiga q NUNCA foi assaltada no Brasil, vive cá há mais de 5 anos e já foi assaltada mais que 1x por ano... desde carro com vidro quebrado p/roubarem cd, passando por toalhas q ela deixou secando na varanda (o q aqui eh comum)... até óculos puxado da cabeça dela dentro do metrô. E ai? Ainda querem saber q não eh só o Brasil um lugar violento?! Fico furiosa qndo vejo isso acontecer... Se os brasileiros não podem ajudar, entao não atrapalhem e nem denigram mais a imagem do nosso querido e maravilhoso Brasil. Talvez esse tipo de gente tenha apenas passado temporadas fora e como eu disse antes: não vemos mtos defeitos nos lugares qndo estamos de "passagem".... saem dai p/ falar besteiras aqui fora!! Ah, poupe-me!!! Hoje vi que um amigo meu teve o passaporte perdido numa viagem a Europa e sabe o q um brasileiro disse a ele? Disse: "BEM FEITO para vc aprender a cuidar direito das suas coisas!".... Nao adianta..continuo a dizer q brasileiros no exterior so servem p/ prejudicar uns aos outros... 99% são assim!
Tenho pena de quem vive fora por obrigação... mas vai ser bom pro aprendizado... e assim, qndo voltarem ao Brasil irão dar mais valor do q nunca. Estou aqui por opção, contudo não sei qndo volto e nem se volto... Mas uma coisa tenho certeza que aprendi: "Que já dizia a Doroty: não existe lugar melhor do q o nosso lar!"
Brasil amor eterno... Pátria amada... calor humano e gente boa! Temos q aprender a ser mais patriotas... amar nosso país... ele não é perfeito, assim como ngm e nem lugar nenhum é... mas tenham certeza q ainda eh o melhor lugar para se viver feliz!

5 comentários:

  1. ahhhhh q fiquei super emocionada com a sua introduçao!!! adorei!!! a parte do bonus foi pq o renzo teve pena de td q ele te fez sofrer e arrependimento de ser uma amigo maluco..dai ele quis q vc sofresse mais e casou comigo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (tinha q vir uma perola neh?!)...ele achava q sozinho nao ia conseguir aprontar tanto com vc e viu q eu seria uma boa parceira -nisso tbm- kkkkkkkkkkk
    bjs e obrigada por ser essa pessoa incrivel e amiga maravilhosa q és!!! S2 ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa querida e amada Betty SIMETONA PALHAÇA, qd fala sério consegue ser melhor ainda!!
    Tenho orgulho de ser brasileira e morar no Brasil, mas tenho muito mais orgulho de ser amiga de vcs!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, 1ª vez que vejo Dona Betty falando sério! rs... adorei querida! Muito boa sua visão de fora, mas volta logo viu!? Dpida pra dar um abração em vc!!

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é meninas Betty dá um show até qdo fala sério... tenho muito bom gosto ao escolher minhas amizades, não?!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Detalhes que "quem está de fora" não sabe mesmo. Vlw pelo texto, um aprendizado e conforto em saber que ainda temos "bons" brasileiros como vc por aí.

    Bjks,

    ResponderExcluir