segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Recebendo Ana Paula Fernandes Ventura em "Quebrando o tabu"

Conheci a Ana Paula há anos atrás através de um amigo em comum e com o tempo fomos nos tornando amigas. Sempre trocamos idéias sobre os mais diversos temas, seja pessoalmente ou via email. E, embora nem sempre tenhamos a mesma opnião, admiro sua forma de se expressar. Me tornei leitora assídua de seus textos e com eles sempre repenso meus pontos de vista.
O filme ainda não assisti, infelizmente. Quanto as drogas, usuários, traficantes, tratamentos e punições tenho minha própria opnião, que por vezes já ensaiei postar no blog mas ainda não fiz. Entrego a vocês, o ponto de vista da Ana Paula para que possam refletir sobre esse enorme problema que atinge a todos. E à você Ana Paula, muito obrigada por nos oferecer seu texto.

Quebrando o tabu




Fui ver 'Quebrando o Tabu' esse fim de semana. Um documentário sobre drogas, produzido por Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck. Fa-bu-lo-so!
Apresentado pelo ex presidente Fernando Henrique Cardoso, que sempre admirei muito. Fernando Henrique é sociólogo, professor universitário, um intelectual. Foi eleito o 11º pensador global mais importante, pela revista Foreign Policy em 2009. A presidência veio para agregar sua bagagem.
Ultimamente estou muito radical, intransigente (como diz uma amiga minha) em relação às drogas. Essa mesma amiga me chamou a atenção para o fato de que drogas = doença. O documentário também chamou muito a atenção para isso. Levantou a questão de que os usuários são tratados como criminosos, quando na verdade eles precisam de ajuda, estão doentes. Mostrou que em alguns países deu certo tratar as drogas como uma questão de saúde. E confesso, antes de assistir o filme não pensava por esse ângulo.
Então vamos lá. Está fugindo de que?! É essa a primeira pergunta que se tem que fazer para o usuário. Quando falo do usuário, não falo apenas daquele que exagera. Você não precisa bater o carro bêbado, não precisa puxar um beck todo dia, não precisa ir à cracolândia para perceber que você esta indo além dos seus limites.
A vida esta difícil? Amigo, quero te contar uma real: todo mundo tem motivo para usar drogas e fugir. TODO MUNDO! Se você for perguntar para cada um que usa, todos vão te dar motivos plausíveis para usar. Sem exceção. E vou te contar um segredo: é de fundo emocional. Sempre! Sem exceção. Se você me vier com o argumento que muitos estão lá por causa do dinheiro, armas, ou qualquer outro motivo superficial; faça-me um favor, converse por 30 minutos com o usuário, de atenção a ele, e você vai escutar como ele foi parar ali. E amigo, não foi o dinheiro, armas, nem a sociedade. A base do problema é sempre emocional. E a droga é uma fuga de si mesmo. Mas sempre lembrando que é uma escolha. Diferente de outras doenças, essa especialmente é no mínimo de 50% culpa sua (por mais que existam pessoas que já nasçam com propensão ao vicio). Entrar é uma escolha sua.
Bom, fica a dica de um documentário maravilhoso. Recomendo!
Drogas? Não obrigada!

Ana Paula Fernandes Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário