sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"Um deficiente tem que aprender a lidar com as suas limitações"


"Um deficiente tem que aprender a lidar com as suas limitações." Sim, eu concordo que um deficiente tem que aprender a lidar com as suas limitações. Aliás, não só um deficiente como todas as pessoas. Com suas limitações, fisicas, financeiras, intelectuais, afetivas... nisso não diferimos em nada das outras pessoas. Desnecessária a frase. Só com o que não concordo é que os próprios deficientes que dispoem de métodos que podem facilitar a vida de outros deficientes se abstenham completamente disso por puro comodismo. Vou além, que as pessoas "escolhidas" para fazerem algo pelos deficientes se abstenham disso, ainda mais, sendo elas próprias deficientes.
Ir e vir é direito e não luxo. Direito de todos, inclusive dos deficientes. Se eu guio um cego para que ele não se esburrache no chão ou dê de cara numa porta fechada eu não estou isentando ele de lidar com suas limitações, apenas estou sendo razoável e humana. Da mesma forma acredito que dispor de uma vaga para um cadeirante quando se há meios para tal, em algum lugar onde as pessoas não conseguem respeitar o direito alheio, não abstem de forma alguma o cadeirante de lidar com suas limitações se essa é a preocupação. Acredito que apenas, da mesma forma, seja uma atitude razoável e humana evitando situações desnecessariamente constrangedoras.
Será que alguém em sã consciencia acredita que um deficiente tem como seguir sem lidar no dia-a-dia com suas limitações?! Que me perdoe o autor da frase mas chega a ser de mal gosto devidas circusntâncias.

Um comentário:

  1. Concordo com cada palavra escrita por você e assino em baixo,Cami.
    Sabe,me assustei hoje,procurei teu blog e não encontrei.Acho que tava dando erro,e acabei te achando no FB,espero que aceite meu convite.
    Te devo um texto,não é?Se for sim,me avisa no blog...rsrs
    Bom fds,bjka querida

    ResponderExcluir