terça-feira, 29 de março de 2011

José Alencar - O Guerreiro se foi.

Essa é a imagem que fica pra mim.
Ontem à noite, assistindo ao Jornal Nacional ,a notícia de mais uma internação de Alencar me deixou um certo pesar. Durante o almoço ao ouvir sobre seu quadro clínico resolvi dedicar um pequeno texto à alguém que se tornou tão grande e aprendi a admirar. Após a refeição me pus a escrever mas não houve tempo... enquanto escrevia sobre ele, recebi a notícia de que o guerreiro se foi. O texto que escrevia se perdeu e sentimentos de tristeza, admiração e agradecimento à Deus por ter livrado esse homem de tamanho sofrimento tomaram lugar.
Quem foi capaz de não se emocionar com a história de luta desse homem, durante anos, contra uma doença tão devastadora? Aos 79, a cada nova entrada e saída de um hospital, José Alencar parecia se tornar mais forte enquanto seus órgãos se tornavam mais frágeis. E eu, ao olhar pra ele, o que via era um guerreiro incansável, jamais um homem doente. Essa é a imagem que ficou pra mim e que farei questão de guardar.
Conhendo pouco sobre sua estória de vida e carreira política, me tornei sua fã ao acompanhar sua sequência de tratamentos, internações e cirurgias ao longo desses 14 anos. Sem dúvida aprendi muito com o pouco a que a imprensa nos ofereceu acesso. Em meio a essa história de dor e sofrimento, sempre vi sorrisos estampados no seu rosto, e isso foi o que de mais bonito José Alencar pode nos oferecer.
O maior legado que Alencar nos deixa hoje é, sem dúvida, sua demonstração de amor à vida. Não é um legado político, é muito mais, uma lição de vida, de luta e de amor.
Meu desejo é de que ele tenha a merecida paz como recompensa por todo esse sofrimento e pelo tanto que nos ensinou em meio a tanta dor.
Das palavras de Alencar guardo um pedido que ele revelou fazer à Deus e me tocou por sua beleza. "Eu peço a Deus que não me dê um dia a mais de vida que eu não possa me orgulhar dele." O mundo, com certeza seria mais bonito se todos os homens se dignassem a fazer esse mesmo pedido.
E aqui, deixo que mais uma citação dele, entre tantas que eu poderia transcrever, encerre o texto. Eu não saberia encerrar com melhores palavras...
"Eu estou entregue a quem sempre estive, estou nas mãos de Deus" (José de Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário