quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hoje eu voltei a Igreja



Nem sei quanto tempo fazia que não entrava em uma Igreja mas ainda, quanto tempo fazia que não assistia uma missa prestando atenção ao que era dito. Não que eu costume ir a Igreja fazer social, faltar com respeito ou coisas do tipo mas nas Missas de Batismo, estamos sempre muito mais focados nas crianças, esperando o momento do Batismo, nas Missas por falecimento, 7º dia, 1 mês, 1 ano e assim por diante meu pensamento sempre se volta para a perda do ente querido, a saudade que aperta, a dor que machuca e fica difícil ouvir qualquer coisa e essas eram as únicas Missas que vinha frequentando há anos. Então hoje fui meio sem querer, meio sem porquê. Desde o fina do ano passado já brincava com uma amiga, muito católica que iria assistir uma Missa com ela mas ía deixando as semanas passar... a promessa de ir assistir a Missa se chocava com meu momento descrente e não sou de fazer nada por fazer.
Eu perdi a fé em um Deus Maior, Bom e Todo Poderoso mas em momento algum eu perdi a fé na própria fé. Ao contrário, conforme minha fé nessa Entidade Maior diminuía aumentava minha fé na fé das pessoas. E mesmo essa perda de fé em uma esfera Superior em momento algum se transformou na certeza absoluta de sua inexistência, foi apenas a dúvida que se alojou e, para mim, onde há dúvida não há fé. Aaahhh... e como eu gostaria de voltar a ter fé... é tão difícil a vida sem fé... quantas noites antes de dormir eu já não rezei pedindo pedindo para que se realmente existir algo Maior, um Deus da espécie que for, que Ele me devolva a minha fé... E mais, eu havia dito à ela (minha amiga) e à mim, que eu iria assistir uma Missa, então, quem me conhece sabe que eu, de fato, iria assistir uma Missa.
Desde a semana passada combinamos que hoje seria o dia, ontem reafirmei meu compromisso mas hoje, ah... hoje eu tive mil motivos pra não ir. Me senti mal o dia inteiro, exagerei nas comidas da festinha do trabalho, no fim do dia estava mais cansada que o normal e louca pra chegar em casa mas, eu fui. Fomos! Porque sem ela eu não iria... rs. Se eu quero voltar a crer no mínimo eu tenho que me abrir para que Ele, se existir, me mostre um caminho a seguir...
Humildemente escolhi um cantinho na última fila da Igreja e, minha amiga como uma protetora, me acompanhou ficando ao meu lado. E, pela primeira vez, em muitos anos, eu estive inteira alí, ouvindo o que o padre dizia, ouvindo o que aquelas pessoas cantavam, meu pensamento não se ausentou em momento algum, não se direcionou para os meus desejos, eu não pedi nada em momento algum, apenas recebi o que quer que seja que se apresentava alí. Eu entrei, saí e agora, vou dormir com as mesmas dúvidas, sem certeza alguma a mais, mas o incrível pra mim foi que parecia que àquela Missa havia sido escrita para mim, aquele padre disse tudo o que eu precisava ouvir.

3 comentários:

  1. Adorei o post. Espero que suas dúvidas sejam solucionadas logo. E tenha a certeza de que Ele te guiará, na hora certa. Não perca as esperanças. Deus pode tudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive muita dessas dúvidas Camila e posso lhe assegurar algumas delas não serão mesmo resolvidas, simplesmente porquê não têm resposta ou porque buscamos as respostas erradas... Quanto à existência de Deus eu não tenho mais dúvidas, eu tive uma experiência pessoal que comprava isso pra mim, e com relação a isso eu posso te garantir que não será em instituições religiosas que você encontrará as suas respostas, a igreja é bom tão somente por ser o lugar que você encontra pessoas com sua mesma fé... As respostas vêm somente quando você busca um relacionamento pessoal com Deus e tal relacionamento independe de padres, pastores ou qualquer outros intermediadores, e´só você e Deus... acredite isso é a única coisa que pode lhe devolver a sua fé!

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila, esta é minha primeira visita em seu blogue, embora eu já tivesse conhecimento dele através do Devaneios e Desvarios da Mari, onde ela comentou algum trecho daqui na tirinha da Perfeição (ou seria Perfeicão, rs). Gostei demais.
    Eu não sou de falar muito de minha vida pessoal, admiro quem tem esta facilidade em fazê-lo, principalmente na internet, onde tudo fica registrado como imutável, como se não pudéssemos mudar de ideia em relação a um assunto só porque escrevemos algo diferente certa vez. Portanto, eu me abstenho a ser muito pessoal em redes sociais, porém, isto não me faz admirar menos ou ver com maus olhos a quem o faz abertamente como você o fez agora.
    Francamente e ironicamente, você agora me induziu a falar de mim, compartilho com você das mesmas dúvidas e como lhe entendo quando você disse que pedia para ter mais fé e a sensação que se tem é que se está falando somente com as paredes ou objetos ao nosso redor. Não é assim?
    No momento eu já não tenho mais fé, muito menos nas pessoas. rs. Porém, tento viver dando o melhor de mim ou fazendo o que me é possível para não prejudicar ninguém e viver em paz.
    Contanto, se você sentiu esta necessidade tão grande de ir a missa, creio que talvez algum propósito tenha. Não concordarei com o seu seguidor que disse que uma instituição não irá lhe ajudar, eu acredito que tais instituições ajudem muito. Principalmente porque alguns membros sabem como trabalhar a fé tão buscada em Deus que você busca. Porque o que deu para entender é isto, vocẽ sente necessidade de voltar a ter fé em Deus, em um Ser Superior e, como você não foi por ir, as palavras do padre pareciam ter sentido e feitas para você, se é isto mesmo que você quer, eu lhe incentivaria a prosseguir do que ficar dentro de casa esperando este tal relacionamento com Deus sem o apoio de ninguém e com a sensação já mencionada de estar falando com as paredes.
    Parabéns pela sinceridade e parabéns pelo seu blogue. Sigo.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir