quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pais e filhos

Foto retirada da internet

"Eu fumo pouco quando estou com meu filho, esse não é o exemplo que quero dar, então, tenho que descer pra fumar." Escutei essa frase alguns meses atrás de alguém que eu até admiro e, na hora, até achei bonito. Hoje ela voltou, não sei porquê enquanto olhava pela janela pais e filhos a se divertirem, andando de bicicleta, correndo e brincando.
Que exemplo é esse que esse pai se coloca a dar? De que não é bonito fumar? Ou de que devemos esconder o que não é um bom exemplo a se dar? Infelizmente quando páro pra pensar é só o segundo exemplo que consigo enxergar. Ele quer parar de fumar para que seu filho não se espelhe nele para fumar. Não seria mais bonito então demonstrar ao filho que por ele ele está tentando parar?
As pessoas se chocam quando digo que meus filhos até certa idade sequer irão experimentar Coca-Cola e todos, sem excessão dizem, então você vai ter que parar. Não passo um dia sequer sem tomar Coca-Cola e, ao contrário desse pai que eu tanto admito, sequer cogito parar de tomar. Também não vou esconder, pretendo apenas dizer.
Desde quando um adulto deixa de tomar seu chopp porque seu filho de 5 anos não pode beber? Ou desde quando seu filho de 5 anos é liberado a beber só porque vê seu pai o fazer? Tenha dó gente! todo mundo reclama da falta de autoridade de pai e mãe hoje em dia mas será que ninguém percebe que são eles e só eles os responsáveis por isso??? Desde quando as crianças tem que poder fazer tudo o que os adultos fazem e desde quando os adultos não podem mais fazer o que seus filhos não tem idade???
Pra mim isso se chama inversão de valores e o que está faltando é que os pais coloquem seus filhos nos seus lugares! Ser pai e mãe, é colocar limites, é mostrar até onde cada um pode ir, é ensinar a caminhar, é amar, é amparar mas de forma alguma é construir um mundo que ninguém vai encontrar quando se desgarrar.

4 comentários:

  1. Olá Camila!

    Bem concordo com vc em alguns aspectos e em outros não!
    Acho que a autoridade dos pais está mesmo sendo esquecida, não existe essa de fazer coisas escondido por causa dos filhos.
    Mas tb não acredito no FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO! Não funciona!


    bjoooos! Interessante teu texto, é pra pensar mesmo!

    ResponderExcluir
  2. A questão não é faça o que eu digo não faça o que eu faço Camila, a questão é que até uma certa idade são os pais quem devem decidir o que seus filhos podem ou não fazer. As crianças não tem discernimento para tal e a responsabilidade é dos pais, até para que elas o tenham um dia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é incrível, esse post então, me deixou sem comentários, concordo com vc...estou seguindo, se puder me seguir também será super bem vinda...abraço!
    www.paullolenore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Paullo! vou lá conhecer seu cantinho sim.
    Abçs.

    ResponderExcluir