sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Recebendo Drika Valério em "Vestido de Noiva Inclusivo"

 Conheci a Drika através de um grupo na internet criado por ela para divulgar seu projeto que achei interessante "de cara". Mas foi aqui, no meu blog, lendo o texto que apresento abaixo à vocês que tive a noção exata da dimensão do projeto, me apaixonei por ele e passei a admirar a Drika. É incrível a preocupação dela conosco, deficientes, o carinho, o cuidado e a atenção.
Drika, obrigada pelo texto, obrigada pelo projeto lindo e obrigada por me convidar a colaborar com ele. Estarei aqui para o que precisar.


Vestido de Noiva Inclusivo


Cena da novela Viver a Vida. Foto retirada da internet.


O PROJETO "VESTIDO DE NOIVA INCLUSIVO"

Realizado para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do IESB Prevê, Bauru-SP, este projeto visa ter um alcance muito maior do que apenas vestidos. O tema proposto é para ganhar visibilidade pois um projeto com alguma denominação apenas de indumentária para cadeirantes não despertaria tanta curiosidade como este, pois com este tema já surgiram perguntas que nos fazem pensar em como a mente do cidadão é "educada" pela sociedade, perguntas como: -Cadeirantes se casam?, na qual me deparei com preconceitos até subliminares aos olhares para deficientes.

Portanto o tema proposto visa abrir a mente, incluir gente, e esclarecer que deficiencia não é doença e nem "defeito", mas apenas uma limitação.



PORQUE PENSEI NESTE TEMA PARA O MEU PROJETO "VESTIDO DE NOIVA INCLUSIVO"

Um trabalho de conclusão de curso, na minha opnião, precisa ser algo que valha todos os anos estudados e não apenas mais um trabalho pra passar de ano.

Pensando assim, quase enlouqueci pensando em um turbilhão de coisas pra colocar em prática e devido ao meu fascínio por moda, desenhos de croquis e costura, decidi que faria algo relacionado com vestidos de noivas, pois estava bem na época do casamento real, o que me deixou ainda mais encantada com esse tema do casamento.

Porém trabalhar somente com vestidos de noiva que é um tema muito vago e ainda não era o suficiente, queria algo mais desafiador, diferente, chamativo e principalmente construtivo, que trouxesse algo de bom pra alguém e foi então que um amigo comentou sugerindo que fizesse algo voltado para a inclusão! Associei os 2 assuntos e surgiu o tema "Vestido de noiva inclusivo" que na minha cabeça já cabia desde o início da idéia a indumentária toda e não só os vestidos propriamente ditos.



COMO AS PESSOAS OLHAM PARA O MEU PROJETO"VESTIDO DE NOIVA INCLUSIVO"

O retorno que estou tendo com este trabalho, que esta entrando na parte prática agora, principalmente por parte de cadeirantes, está sendo incrível! O contato com pessoas com restrição de movimentos, saber delas o que faz a diferença, o que é melhor, o que mais incomoda, o que é legal ou não e conhecer suas histórias, não tem preço! Digo que estou apaixonada por cadeirantes! Rs. É incrível saber que pessoas que precisam tanto de coisas simples como alguém que se importe com as roupas que eles usam no dia a dia e porque não em eventos como casamentos, é uma coisa incrível e indescritível. Recebo muitas sugestões, pessoas me mandando e-mail querendo saber mais sobre o projeto, dando opiniões, críticas e tudo mais, é uma galera muito gente boa que com certeza vai me ajudar até o fim do projeto.





O QUE ESPERO CONSEGUIR COM O MEU PROJETO "VESTIDO DE NOIVA INCLUSIVO"

Uma grande visibilidade do projeto e que as pessoas passem a ver deficiente como pessoa como qualquer outra, a tratar de igual pra igual, respeitando suas limitações, claro e comercialmente, que setores envolvidos comecem a cogitar possibilidades de inclusão no planejamento e fabricação de suas peças.

2 comentários: