domingo, 1 de janeiro de 2012

E, de repente, eu descobri que todos os desejos para 2012 eu coloquei em minhas mãos...

E, de repente, eu descobri que todos os desejos pra 2012 eu coloquei em minhas mãos... Sugestivo não?! Devo essa a Freud, Lacan e meu inconscinete! rs
Esse ano (aliás, ano passado. Finalmente passado!!!), do nada me veio a idéia de colorir as unhas mais do que o normal para esperar o novo ano. E, como meu sobrenome em 2012 será realização e mudança, resolvi dar o "start" de imediato, não pensei duas vezes. Seriam 5 cores, à princípio, que se repetiriam em ambas as mãos seguindo a mesma sequência. Cheguei ao salão procurando  cores sóbrias que se combinassem entre si mas, de repente, me perdi em meio a tantas opções. As 5 se transformaram em 10 e a sobriedade, deixei ficar em 2011. Sem escolha de significados, desejos ou qualquer outra coisa do tipo, fui me deixando brincar e escolhendo o que mais me chamava atenção e fazia meu olhos brilharem. E, entre ontem e hoje, entre 2011 e 2012, em algum momento da noite ou da madrugada, em meio a festa, descobri que em miinhas mãos estavam todos os meus desejos para o novo ano representados pelas cores.
Minhas mãos! (Foto: Ana M Góes)
Logo cedo, me pus a pesquisar e eis o resultado:

O branco transmite paz, calma e pureza. Eu descobri que preciso de paz não aguento mais viver em meio a tanta turbulência. E calma para conquistar todos os meus objetivos.

O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, à novidade e à inovação. E é também a cor das emoções. Tudo o que eu quero é inovar na minha vida, ser diferente, fazer tudo diferente e ter uma vida diferente.

O dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza. Nesse ponto me dei conta de que não escolhi amarelo que significa dinheiro e sim, dourado. Dinheiro é importante sim mas não me diz nada, não quero ter dinheiro. Riqueza sim, simboliza muito mais... riqueza de espírito e de tantas outras coisas, até mesmo riqueza financeira que pode ser compartilhada. Se eu desejo dinheiro o quero pra mim, preciso guardar e não compartihar. Nada tem à ver comigo e meus desejos para 2012. Riqueza sim, quero compartilhar riqueza de vida com todos ao meu redor!!!

O marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Pés no chão é o que eu quero. Cada vez mais tomar consciência dos meus atos, das minhas escolhas, me reponsabilizar por elas e amadurecer para poder crescer, crescer, crescer...

Verde traz esperança em abundância e confiança. duas "coisas" perdidas em 2011 que eu preciso recuperar em 2012. Preciso recuperar a esperança na vida, a esperança de que tudo vai dar certo no final, seja lá o que for o final e confiança, preciso recuperar a confiança na vida e nas pessoas.

A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Desejo mais que tudo me curar de todos os meus males emocionais, desejo que cicatrize todas as feridas abertas para que eu consiga voltar a me sentir segura para ser afetuosa.


O roxo significa espiritualidade, intuição e cura. Toda a minha espiritualidade se perdeu em 2011, minha intuição só desejo que ela se aguce cada vez mais, porque é ela acima de tudo que me protege. E cura... em 2011 busquei diagnóstico, sentido, significados e causas para tudo o que tive, em 2012, eu só quero a cura, voltar a ter saúde.

O rosa significa romance, sensualidade e beleza feminina. Resolvi aceitar que eu quero um romance, um príncipe encantado, um homem que me mande flores e que fique ao meu lado.

O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo. Quero amar e ser amada. Eu quero um amor!

O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. sucesso não só material mas em tudo, prosperidade e, agilidade mental sempre. Eu amo pensar e quero cada vez mais poder ir além nas asas do meu raciocínio.

E, em meio a esse texto ainda, me dei conta do meu deslumbre quase infantil nos dois últimos dias do ano com os arco-íris avistados por mim no céu. Desejei transformar minha vida num imenso arco-íris, com todas aquelas cores e magia e, sem me dar conta, comecei pelas minhas mãos.

O arco-íris de ontem, visto da janela do meu quarto.


É isso, tudo isso que eu desejo! E por obra do meu inconsciente eu pus tudo isso em minhas mãos e agora, só me resta, não deixar escapar. E eu não vou deixar escapar!!!

7 comentários:

  1. Sempre me interessei pela Teoria das Cores, usada pela publicidade e até por algumas áreas da psicologia, os orientais as valorizam muito, mesmo reconhecendo que elas podem afetar nosso humor e nossas reações a uma mensagem, eu ainda não consigo acreditar que elas têm poder de tornar um ano melhor ou pior, mas a brincadeira vale como diversão... suas umas ficaram lindas! Beijão!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/meia-noite-em-paris.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bruno!!! Eu não acho que elas tenham o poder de transformar um ano em melhor ou pior mas é fato que culturalmente elas simbolizam cada uma algo e aí, do meu ponto de vista psicanalítico é inegável que eu coloquei todas essas possibilidades em minhas mãos mas quem tem o poder te fazer o meu ano bom ou ruim sou apenas eu. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Legal!Passando para te desejar um maravilhoso 2012 que todos seus sonhos se realizem e muito sucesso no seu blog!Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Além de que ficaram lindas, suas unhas! invejáveis...

    Eu, particularmente, acho muito interessante esse lance de simbologia. Mas, somente no sentido de "ritual" mesmo, pq com certeza somente nós podemos fazer com que as mudanças aconteçam de fato.

    Enfim, que seu 2012 seja do jeito que vc deseja...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga, ficaram lindas... nem sabia desse seu deslumbre pelas cores nas unhas... JUnta-se a mim, q tb amo esse universo! convidadíssima para as postagens coletivas do Coisa de Mulherzinha, viu?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Joicy e Karênina!
    Bjos à vcs e que o ano de vcs seja repleto de todas essas cores tb.

    ResponderExcluir