sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Recebendo Ly Mello em "Joanna"

Eu estava para escrever um texto sobre o tema quando vi uma postagem da Ly no Facebook falando exatamente desta indignação... Não que eu ache, de forma alguma, que não devemos proteger nossos animais e, sei, que nem a Ly. A questão pra mim é defender quem não pode se defender por conta própria e a indignação é, não entender porque a mobilização é tão grande quando se trata de um animalzinho e tão menor quando se trata de uma criança. Eu poderia escrever páginas e páginas sobre a minha indignação mas quando olhei a postagem da Ly, não vi alí uma mulher como eu se colocando, vi uma mãe e imaginei o quão maior não deve ser a indignação de alguém que tem um bem maior como o que a Cris (mãe da Joanna) perdeu. Não estava errada, acredito que o texto da Ly possa fazer com que além de pensar sintamos um pouco da dor, eu senti. Ly mais que uma mãe é também amiga da mãe que perdeu sua pequena Joanna.
Obrigada Ly por se dispor a falar de um tema tão doído pra você. Obrigada pela reflexão que você nos proporciona, indo além do racional.


Joanna



Hoje estou fugindo um pouco do que costumo falar no meu blog, e por isso, peço que me dêem um desconto para que não seja mal interpretada em poucas linhas.
Nos últimos dias temos muito ouvido em maus tratos contra animais, coisa que sou completamente contra, mas me causou um espanto grande ao ler uns dias atrás, que a petição pública pedindo a punição da “enfermeira” (se é que podemos chamar de enfermeira, alguém capaz de tirar a vida de um ser), constava com mais de 235 mil assinaturas, enquanto a petição pública da pequena Joanna Marcenal, que faleceu vítima de maus tratos, com muita luta, atualmente consta com 6.964 assinaturas.
Qual a motivação das pessoas? Joanna era uma criança de 5 anos que foi torturada durante dias, amarrada, sofrendo queimaduras e longe das pessoas que mais a amavam e em quem ela confiava. Confiava tanto, que mesmo em estado grave, ao ser tocada por sua mãe na UTI, seu corpinho muito debilitado reagia aumentando a temperatura. Confiava tanto que esperou sua mãe chegar para partir, mas não sem antes dar um adeus.
Toda vez que leio o blog do Caso Joanna, choro demais, não consigo dormir. Tenho vontade de abraçar meus filhos e proteger desse mundo. Sinto a dor da Cris, mãe da Joanna. Sinto a dor de Ana Carolina, mãe de Isabella. Sinto a dor de tantas mães desconhecidas, e peço à Deus que jamais me deixe ser uma delas.
Um caso precisa ter repercussão nacional para que as pessoas clamem por justiça? Quantas crianças e animais estão sofrendo neste momento, e nós podemos ajudar, mas não nos mobilizamos?
Qual nosso papel na sociedade? É o que me pergunto sempre, seja num momento como esse, seja quando vejo alguém ultrapassar um sinal vermelho, não respeitar vagas preferencias, faixas de pedrestes, filas.
Conheçam a história de Joanna => http://casojoannamarcenal.blogspot.com/

Nos ajudem assinando a petição pública.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4961

"Nada pode apagar a passagem da Joanna neste mundo. Nem a dor de sua perda. Nem o amor que plantou em sua mãe.
Nada pode trazê-la de volta. Nada.
Mas podemos lutar para que outras Joannas não sejam vítimas de uma injustiça.
Todos os dias."

7 comentários:

  1. Eu nem vou comentar,pq eu ja falei sobre esse assunto no blog num 4 por 4 e fui retaliada por muita gente,e até rotulada por "acreditarem" que eu não gosto dos animais pq não os "tenho" em minha casa.
    Estou com as mães que perderam seus filhos,e vou assinar e compartilhar como eu puder ok?
    Bela iniciativa Camila!
    Vc é linda!

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é culpado por uma petição ter mais assinaturas que a outra, a diferença é a divulgação, muitas das petições divulgadas, vem com fotos horriveis, onde os animais sofrem mutilações e torturas, é logico que a Mãe da pequena Joanna não colocaria fotos de seu anjinho assim e muitas petições, rolam por meses e meses, essa petições não, rolam uma vez e ninguém mais da assunto, se quem não faz pelos animais fizessem pelos humanos, teriamos uma balança bem dividida, com todos fazendo por todos, agora quem fala não faz e quem faz se fala mal, não é assim, o caso Joanna assinei a muito tempo, eu divulguei no meu face e meu orkut e nunca mais vi ninguém divulgando, agora não podemos criticar aqueles que fazem pelos animais, se vc ou outra pessoa não faz pelos animais, junte-se com seus amigos e fazem uma ONG onde o intuito é divulgar petições como a de Joanna, as Ongs dos animais fazem isso, uma corrente do bem, faça a sua tbm. Divulguei mais uma vez no meu Face e se me der a oportunidade, divulgarei no meu Blog, tenho 3 filhos e já sofri com a violencia é só falar!! Bjks
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jane,
    de forma alguma sou contra os que fazem pelos animais, ao contrário e eu, faço por qualquer ser vivo, seja um animal, uma criança, um idoso ou um adulto. Sou contra qualquer ato de mau trato e qto mais indefeso o ato mais me deixa indignada.
    O texto se apresenta aqui apenas para que as pessoas possam refletir.
    Bjos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Então Jane, a intenção da postagem de hoje é justamente essa, mais uma vez divulgar o assunto. Ele não está esquecido, tanto que a Camila viu a minha divulgação pelo face, e nesse mesmo dia tivemos muitos compartilhamentos e várias assinaturas.
    Temos uma comunidade no orkut, grupo no face, blog, tudo falando sobre o Caso Joanna, e quanto mais pessoas nos ajudarem nessa luta, melhor.
    Quanto aos maus tratos com os animais, foi como lhe falei pelo face, nossa intenção com a postagem não foi com intenção de minimizar os maus tratos com os animais. Jamais faria isso. Esses maus tratos me comovem tanto como o de uma criança, idoso. Mas não posso ficar postando fotos do corpo torturado, queimado e cheio de marcas da Joanninha, é muito doloroso pra todos nós, ainda mais com a mãe dela e todos os parentes no meu face.

    BJs.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi meninas, é isso que eu tbm quis dizer, devemos nos unir, sabe quem não gosta dos animais que se unam para ajudar os humanos e assim a balança ficaria igual, a ideia de fazer talvez uma Blog ou um Grupo no face, onde as petições pudessem ser melhores divulgadas está valendo, a união faz a força sempre, eu tbm vou me unir a vcs, vamos divulgar a petição da pequena Joanna e tratar este assunto com carinho e respeito e quem sabe logo, logo arrecadar muitas assinaturas para este caso!!
    Vcs sabem que jamais pensaria mal de uma de vcs, somos a força quando estamos mais unidas!!
    Beijos nos corações de vcs e espero que não tenham entendido mau meu comentário é que as vezes eu escrevo de uma forma, mais as pessoas entendem outra. ♥

    ResponderExcluir
  6. Tô passada com esses números! Não que uma coisa anule a outra, fica a pergunta: qual a motivação das pessoas!? Ninguém pode imaginar o tamanho da dor que essa criança sentiu e que essa mãe sente. Qtas Joannas existem por aí e não tem mães como a Cris para litar por elas?! são muitas questões...

    ResponderExcluir
  7. É uma realidade nossa... é mais fácil divulgarem a piada da Luíza do que esta postagem, fazer o que?? Tentar mudar o pensamento e aumentar a mobilização cada vez mais...
    Bjs e vamos nos unir para que mais um caso seja esquecido!!

    ResponderExcluir