segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Tenha ele Cami... vc pode!

Cena da novela Viver a Vida


As vezes é difícil estando numa cadeira de rodas encontrar um homem lindo, cheio de vida, "perfeito" (digo, sem deficiência física), inteligente, divertido, que trabalha, tem seu carro, sua casa e acreditar que ele pode ser seu. Mesmo com as pessoas me dizendo que sou linda, inteligente, carinhosa, educada, divertida, com uma "cabeça ótima", independente tanto no meu dia a dia como financeiramente... mas há tantas mulheres lindas por aí e sem nenhuma deficiência aparente, com tudo o que eu tenho a oferecer, algumas com mais outras com menos. Natural. O que levaria qualquer homem então a escolher uma deficiente? O amor! Eu mesma posso dizer que já tive e, na realidade, sempre tenho muitos homens interessados em mim. Sem falsa modéstia, digo que quando escolhidos por mim, sempre tive os mais bonitos, os mais desejados, os mais disputados. Nessa matemática, posso dizer ainda que disse muito mais nãos do que tive o desprazer de ouvir. Mas que tipo de relacionamento eu tive com esses homens?! Nenhum foi eterno, haja visto que estou aqui livre, solteira... terminados por mim ou não, fato é, que findaram. Mas será que algum desses homens algum dia sonhou se casar comigo? Construir uma família? Mas há tantas mulheres lindas por aí e solteiras... será que algum dia algum homem sonhou casar-se com elas?
Sim, eu já namorei alguém por 3 anos e meio e acredito que esse alguém me amou. Mas olho para os lados, olho ao redor e me pergunto... quantos deficientes tem por aí, casados, felizes, realizados, se relacionando? Eu procuro e conto nos dedos, atualmente, 2 dentre tantos que conheço. Preconceito?! Parece chocante dizer, ouvir... afinal, ninguém pensa "não vou me apaixonar por aquela pessoa porque ela tem uma deficiência", não. Mas o tal do amor, ele nasce da convivência, ele nasce do conhecimento, ele nasce do se deixar encantar... e algumas pessoas, simplesmente, não se permitem chegar tão perto, enquadram os deficientes numa categoria de assexuados e é ai, onde se encontra o preconceito. Alguns outros desejam mas não tem coragem de se expor perante a sociedade com alguém que representa "menos" em dias que somos julgados muito mais pelo que temos do que, pelo que somos. Isso torna ainda mais uma vez, tudo mais difícil para nós e aí, como tudo na vida tem dois lados... por um lado, se torna mais difícil encontrarmos nossa já tão em falta no mercado "alma gêmea" mas pensando bem, alguém que nos evita previamente não é digno de nosso sentimento e nos faz um favor em se retirar de fininho da nossa vida. Por outro lado, o nosso "amor" quando encontrado se torna um tantinho mais qualificado, afinal, não é qualquer um que encara tudo isso pra ficar ao nosso lado.
E, semana passada, em uma conversa descompromissada com um homem que tantas vezes já se mostrou interessado mesmo sendo casado, me lamentando por um "outro alguém" que parece estar se retirando, ele me diz:

"tenha ele Cami...vc pode!!
mas vc pode ser muito mais do q isso pra ele..pra mim..pra qq homem
vc sabe disso
as vezes acho que não sei (eu disse)
vc eh maravilhosa"

E esse homem é daqueles que não deixa nada a desejar, atraente, médico, com a sua vida estabilizada, pai de uma menininha linda recém-nascida, casado com uma mulher linda de corpo e de rosto, também com a vida estabilizada, segura e inteligente. Esse trecho da conversa se fez surpreendente porque tem momentos em que nem mesmo nós conseguimos acreditar no que somos capazes de escutar. Esse homem me diz com todas as letras que eu posso ser o mesmo que a perfeita esposa dele, tanto pra ele quanto para qualquer homem. Nesse momento, o preconceito estava em mim porque até então, era eu quem não estava conseguindo acreditar que eu podia sim ter um lugar na vida de quem eu tanto queria conquistar.
Esse texto foi escrito não para me lamentar mas apenas para dizer que não adianta negar, por mais lindas que sejamos sempre será mais difícil sim pra nós, encontrar alguém para compartilhar uma vida e uma família. Esse preconceito é velado mas tão arraigado que por vezes se manifesta até em nós. No entanto, nós podemos sim um dia tudo isso conquistar.

13 comentários:

  1. Essa sociedade em que vivemos tras de berço certos preconceitos. Mas já senti que vc tem a força que poucos tem!

    Isso é lindo, me encantei com teu texto! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Existem sim preconceios arraigados, mas nós formamos a sociedade, então.. cabe a nós mudarmos essas convenções veladas.
    Você parece ser uma pessoa de fibra, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Camila, boa tarde! Estou fazendo um post no meu blog e gostaria de saber se posso utilizar uma frase sua que me chamou a atenção. Claro que irei linkar para sua postagem e citar o blog. No aguardo, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Marina. Fique à vontade. Dps memande o link do post.
      Bjos

      Excluir
    2. Mandando o link....
      http://devaneiosedesvarios.blogspot.com/2012/01/voce-e-perfeito-mesmo-assim.html

      Excluir
  4. Camila,

    Acho que você deve ter as suas "certezas" para o que escreve, mas entendo que sempre é uma questão de oportunidade e acaso.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Lú na questão da oportunidade e do acaso mas é fato que existem barreiras que dificultam um pouco mais...
      Bjos

      Excluir
  5. Acho que precisamos nos encontrar primeiro e depois encontrar o outro. Nós temos muito tabus e precisamos desconstruir isso para viver a felicidade.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cami. Barreiras sempre existirão, a deficiência está por dentro,estando "nós" numa cadeira de rodas ou não. parabéns pelo desabafo.

    Sulla

    ResponderExcluir