terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A vida não é um setting analítico!

Lacan. Foto retirada da internet


Via de regra as pessoas afirmam que a minha vida se tornou mais fácil depois que me formei em psicologia e me especializei em psicanálise. Algumas até, tentam me impor a obrigação de não ter problemas (como seria bom... rs). Eu, sem pestanejar, sempre, nego a afirmação deixando claro o extremo oposto, que ela se tornou ainda mais complexa. 100% das pessoas não acreditam, riem de mim e juram de pés juntos que eu possuo a fórmula para a felicidade. Bem que eu gostaria...
Tento uma vez mais então, explicar aqui. Em relação à mim, meu entendimento à meu próprio respeito devo muito à Freud, Lacan e todos os seus discípulos, aos meus estudos e a minha análise pessoal constante. A cada dia me conheço mais, em coisas banais descubro caminhos para me conhecer e os percorro sem medo. Entendo meus medos, erros, desejos, bloqueios... o que por si só, não resolve muito, ao contrário, por vezes torna o processo ainda mais doloroso. No entanto, ao menos, sou consciente.
Mas no lidar com os outros... as vezes embola todo o meio de campo. As vezes quando uma frase deveria ser para mim só uma frase, lá vem Freud, Lacan e todo o meu conhecimento psicanalítico como diabinhos me passar muito mais informações do que as necessárias pra uma conversa informal. E isso pode estragar tudo. É claro que eu não fico conscientemente analisando tudo que todo mundo me diz mas, como brincam meus amigos mais próximos e com algum conhecimento técnico, eu não me formei em psicologia e me especializei em Lacan, eu nasci Lacaniana. Penso como uma Lacaniana "full time" e aí, não tem como separar. Só que não saio por aí dizendo para todo mundo o que vejo além em cada gesto, em cada palavra dita ou em cada não gesto, em cada palavra não dita. Só que quando o conhecimento se mistura com imaturidade emocional e o desejo de entender tudo para que tudo dê certo nos mínimos detalhes, pode ser catastrófico. Para a psicanálise, grosso modo, uma frase nunca quer dizer somente o que ela diz mas para o leigo que a diz, ela realmente só quer dizer o que ela disse. E esse desencontro hoje, foi desastroso. Uma interpretação certeira quando em nosso papel, quando ultrapassa o setting e invade a vida pessoal, carregada de cunho emocional se torna uma arma contra si mesma. Se o medo se fizer presente então...
Como sempre me diz a Viviane, uma grande amiga que cresceu muito com sua análise pessoal, eu preciso aprender a deixar a psicanalista do lado de fora das minhas relações pessoais. E vocês não imaginam como isso se torna difícil quando o conhecimento profissional é um estilo de vida e não um livro numa biblioteca, e não uma cortina que se fecha as 18:00 junto com a saída do consultório. Em dias como hoje em que quase estrago tudo interpretando mais do que deveria, sinto falta de um olhar desprovido de conhecimento. Muitas vezes a vida seria bem mais simples sem ele. E, por isso tantas vezes já desejei jamais ter ouvido falar em Freud, Lacan e seus discípulos... Enfim, eu preciso aprender que a vida não é um setting analítico!!!

4 comentários:

  1. "Entendo meus medos, erros, desejos, bloqueios... o que por si só, não resolve muito, ao contrário, por vezes torna o processo ainda mais doloroso. No entanto, ao menos, sou consciente."
    Quando eu decobri a psicanálise isso também me foi possível... E entendo perfeitamente o quanto é defícil... Mas a gente chega lá.
    Bom Dia!
    Cinthya - o Divã Dellas
    http://odivaadellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca pensei que a ignorância pudesse fazer falta, mas ela faz sim! E como faz...

    Por vezes eu me senti assim como você.


    Beijos, Camila!!!


    Verônica

    ResponderExcluir
  3. Se faz meninas... mas chegaremos lá, embora não saibamos onde.
    Bjos nas duas!!!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado o modo como nos deixamos levar diante de coisas que dizem respeito à nossa própria vida, não entendo de psicanálise, mas acho que deve ser bem difícil se auto analisar, principalmente por você, neste caso, não ter o distanciamento necessário... sempre olhamos para nós mesmos com uma visão já condicionada que nos induz à uma perspectiva única... Eu cansei de tentar me entender, se estivesse mais perco lhe pagaria uma consulta! Bjão!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/drive-risco-duplo.html

    ResponderExcluir