sexta-feira, 29 de julho de 2011

Até onde pode chegar o egocentrismo humano???

Foi ontem, no Park Shopping, um dos maiores e mais chics shoppings de Brasília.
Saí para um jantar rápido com uma amiga antes de ir para a comemoração surpresa do aniversário do meu irmão. O jantar até foi razoavelmente rápido mas pra sair de lá...
Eu, como deficiente, mais especificamente cadeirante, parei meu carro na vaga de deficiente, com cartão e tudo no vidro frontal. Os shoppings em Brasília, em geral, tem uma quantidade bem razoável de vagas para deficientes e, raramente, sofro por não ter onde parar em tais locais. Parei e fui-me. Quando voltei, apressada para ir encontrar meu irmão, me daparo com um corsa preto de alguém que não pode ser menos do que um imbecil. Não era uma pessoa sem consciência, sem educação ou qualquer coisa do tipo, era realmente um imbecil, do tipo que só enxerga o próprio umbigo. A criatura estacionou entre duas vagas de deficiente, no espaço demarcado pelas listras para que o cadeirante possa descer do carro, deixando nenhum espaço. Nenhum mesmo, nem para que um andante entrasse no meu carro. A pessoa deixou apenas um micro espaço, provavelmente para que a própria pudesse descer do seu carro. Porque o provável deficiente do outro carro não poderia também entrar mesmo que utilizasse apenas muletetas. Até onde será capaz de ir o egocentrismo e a imbecilidade humana???
A primeira atitude, da amiga que estava comigo, foi chamar um funcionário do shopping. De imediato o funcionário acionou a admisnitração, que imediatamente começou a anunciar um pedido para que o condutor fosse retirar o veículo. Ninguém apareceu, mais uma prova de que era o mais completo imbecil.
Resolvi então chamar o DETRAN. Mais do que para multar, para que eu pudesse me retirar do local. Liguei para 190 visto que o 154 só atende de segunda a sexta de 08:00hrs às 20:00hrs e o 190 tem como transferir a ligação para uma mesa direta do DETRAN. Primeira tentativa o atendente diz "não podemos transferir sua ligação, ligue para o 154", eu ligo e então escuto tudo o que eu já sabia e está escrito acima. Ligo novamente e então a mocinha que atende transfere direto sem nenhuma restrição mas o ramal do DETRAN chama, chama, chama... e ninguém atende. Terceira tentativa, uma terceira pessoa atende e pergunta meu QRA, digo que não tenho e ela me diz que então não pode me transferir. Depois que eu enfim consigo fazer ela me ouvir, ela diz que eu posso fazer a reclamação com ela mesma. Repito a história toda novamente e então ela diz que vai solicitar uma viatura. Peço para ela pedir um pouco de urgência visto que estou impossibilitada de me retirar do local e ela me manda ter paciência porque "não pode ser assim". Isso porque eu estava a noite, no frio, num estacionamento enorme sem poder entrar no meu carro já há mais de meia hora. E a mulher me diz que eu tenho que ter paciência, que "as coisas não podem ser assim", que ela não pode pedir urgência. Pois bem, eu fiquei esperando com "paciência" e sabe o que aconteceu?! Nada. Nenhum carro do DETRAN, da Polcía ou seja lá o que for, chegou. Eu adoraria não ter compromisso algum e nem ter que trabalhar hoje para poder ficar esperando pacientemente noite a fora, no frio, como a atendente me mandou fazer para verificar se em algum momento alguma coisa seria feita. No entanto, infelizmente, eu não dispunha da madrugada inteira, era aniversário do meu irmão. Sim, cadeirantes tem irmãos, cadeirantes tem compromissos, cadeirantes tem vida social e cadeirantes trabalham cedo nos dias de semana. Também sentem frio, pode acreditar. A única diferença entre nós e a pessoa que me atendeu é que, provavelmente, todas as vezes que ela estaciona seu carro quando volta para buscá-lo consegue entrar nele sem grandes transtornos.
Depois então de mais um  razoável tempo, sendo a atração dos que passavam pelo estacionamento, aguardando sem sucesso e com frio, um dos funcionários do shopping me carregou até o banco do carona porque ali também não havia espaço para minha cadeira. E eu, desconfortavelmente, correndo o risco de me machucar, passei para o banco do motorista e, enfim, consegui seguir meu rumo.
Os funcionários do shopping foram nota 10, todos muito gentis, se desculparam por não terem autoridade para fazer algo mais, ficaram o tempo inteiro ao meu lado e se colocaram a minha inteira disposição para fazerem o que eu solicitasse. À esses, meu muito obrigada. Lamento apenas por quem tem a referida autoridade não ter a mesma gentileza e muito menos boa vontade.

12 comentários:

  1. O carro do egocêntrico é a que contém essa frase: "O senhor é meu pastor, nada me faltará?"
    Pelo visto não lhe faltou mesmo! Nem "vaga", nem vergonha na cara!
    Absurdo, Camila!
    Mande pra coluna do Anselmo Gois nesse momento!
    Tb tem uma coluna do O Globo com flagrantes feitos por leitores!
    Funciona ao menos como denúncia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Faltou apenas bom senso mas não acredito que seja obra do Senhor dele.
    Ótima idéia! Obrigada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cami,
    Também sou de Brasília e tenho uma sobrinha cadeirante, sei das dificuldades para transitar 'normalmente' com uma cadeira de rodaas. Uma pena o que aconteceu, me dá vergonha.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. É o fim! Ah como eu quero, do fundo da minha alma que esse infeliz passe muito mal e NÃO possa sair com seu carro! Bota a boca no mundo Cami! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, precisamos enviar isso para um Jornal ou algo assim. Só quando colocamos a imprensa na jogada que algo começa a se mexer. Isso é lastimável e faz termos vergonha das nossas autoridades. Estou colocando no meu facebook também. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito revoltada amiga, muito!!!! Acho que eu quebrava esse carro e perderia a razão. Vamos espalhar essa placa!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. QUE IDIOTA!MAS PODE TER CERTEZA,QUE UM DIA FALTARÁ SIM ALGO PARA ESSE IMBECIL,FALTARÁ UMA BELA AJUDA QUANDO MAIS ELE PRECISAR,DESSA ELE SE SAFOU,MAS HAVERÁ SEMPRE UM AMANHÃ!E ESSAS AUTORIDADES,NÃO SERVEM PARA NADA MESMO,SÃO TÃO EGOÍSTAS QUANTO ESSE IMBECIL,MAS DEIXE ACONTECER ALGO ASSIM COM UM DELES,TODOS SÃO HUMANOS COMO NÓS,UMA HORA OU OUTRA O ELÁSTICO VOLTA E BATE NA CARA!BJS!

    ResponderExcluir
  8. olá !
    isso tbm já aconteceu comigo mas em um mercado ...
    a senhora q estava parada bem prox do meu carro e a minha filha não tinha como entrar .
    ela estava fazendo compras e eu a atrapalhei , não gostou de ter q tirar o carro , perguntou pq eu estava tão brava !
    deve ser pq todos temos o direito de ir e vir !

    ResponderExcluir
  9. "O Senhor é meu pastor e "nada" me faltará..."
    Faltará sim, meu amigo... faltará respeito com o outro, educação e cidadania... Não a conheço. Ví seu blog no face da Mari (mãe polvo) e fico indignada quando vejo isso mas, tenho 3 filhos e isso é bom para atentarmos quanto a educação que estamos dando a eles... obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Também cheguei aqui pelo blog da Mari, li sua história e fico me perguntando como pode alguém fazer uma coisa dessas, o pior é que existem tantos assim que fica difícil de acreditar que um dia as coisas vão mudar. É tanta falta de consciência. E isso precisa ser divulgado. bjo grande

    ResponderExcluir
  11. Oi Cami: faz tempo que eu não comento aqui, não é? Mas não dava pra deixar de me manifestar nessa...

    Deve ter algum jeito de levar tal absurdo pra imprensa que, infelizmente, ainda continua sendo o melhor meio de fazer a sua voz ser ouvida e seus direitos serem respeitados... Triste, mas verdade!

    Vou colocar no meu face esse post (e espero que meus vários amigos e colegas jornalistas possam nos ajudar a divulgar esse texto e evitar que eventos assim voltem a acontecer).

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah! E antes que eu me esqueça, foi de uma classe, nobreza e dignidade absurda a sua resposta aos comentários sobre o versículo no carro. Realmente, Deus não tem nada a ver com a falta de noção do ser que se atreve a "divulgar" a Bíblia, mas não viver de acordo com ela!

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir