quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cinema X Cadeirantes e seus "acompanhantes"




Segunda-feira, lá fui eu ao cinema com duas amigas assistir Assalto ao Banco Central. Estava tão ansiosa pelo filme que nem a gripe foi capaz de me deter.
Escolhemos o Kinoplex pelo horário do filme e por acreditarmos estar mais tranquilo. Eu, pra falar a verdade, adorei a escolha. O Cinemark, apesar dos lugares marcados para cadeirantes, é um péssimo cinema para nós. Nossos lugares ficam grudados à tela e, pelo menos eu, sempre saio dos filmes com dores no pescoço e coluna. Realmente não entendo o que custa fazer um raio de uma rampa naquele raio de cinema ou, ao menos, fazer as entradas por cima para que nós possamos desgrudar das telas. Todas as pessoas que vão ao cinema comigo concordam com o que eu digo e todos os funcionários do Cinemark com quem agurmento também julgam ser óbvio meu questionamento. Não entendo então, porque falta bom senso apenas ao dono ou aos "benditos" engenheiros da tal rede. Entretanto, apesar de há tempos querer expor meu pensamento sobre o tema não é sobre o Cinemark em especial que vou falar.
Chegando ao Kinoplex, para nossa surpresa, não estava nada vazio, ao contrário, bastante cheio. No entanto, fomos até o caixa, um pouco descansadas visto que lá também existem espaços reservados para cadeirantes com cadeiras para seus acompanhantes ao lado. Não havia cadeirante algum, além de mim, na fila. O detalhe foi, que ao abrirem a tela de visualização das poltronas, todas as destinadas aos acompanhantes de cadeirantes estavam ocupadas sem que houvesse um cadeirante sequer. Ou seja, não havia lugares disponíveis ao meu lado para minhas amigas "acompanhantes". Não, a sala não estava lotada, havia outros lugares disponíveis. Agora me digam, por que raios vendem as cadeiras de acompanhantes enquanto há outras cadeiras disponíveis??? A menos que alguém me dê uma boa razão pra isso, coisa que nem o gerente coneguiu dar, à minha cabeça só vem uma palavra DESRESPEITO. Eu não preciso de acompanhantes, apenas queria desfrutar da companhia das minhas amigas. Mas e quem precisa, como faz??? E se eu fosse totalmente paralisada?! Meu acompanhante me deixaria lá e subiria as escadas despreocupadamente para assistir o filme lá de cima?! Será que as pessoas não podem ter um pouco de bom senso??? Vendedores e compradores!!! Tais pessoas que tem seus lugares "pre-determinados", em geral, só podem assistir o filme dalí enquanto todos os que estavam ocupando os tais lugares poderiam estar sentados em qualquer outra poltrona.
Eu assisti ao filme ao lado das minhas amigas, que por opção, se sentaram ao chão para ficarem ao meu lado. Amigas incríveis. Mas eu não acho justo que a mãe de um adolescente cadeirante, que provavelmente carrega seu filho em muitas ocasiões, que se cansa empurrando uma cadeira de rodas, seja obrigada a assistir 1 ou 2 horas de filme sentada ao chão de um cinema.
Os lugares reservados a cadeirantes e seus acompanhantes na rede Kinoplex, mais inteligentemente, provavelmente porque na família Severiano Ribeiro existe um cadeirante, se posicionam num nível mais acima, um pouco mais distante da tela, tornando assim bem mais confortável para nós assistir ao filme. No entanto, de nada adianta esse cuidado a mais se os funcionários da rede não usarem um pouco de bom senso na venda dos ingressos.
Por favor pessoas, tenham consciência!

6 comentários:

  1. Vc sabe como esse assunto me revolta. E muito. Penso assim mesmo, vc é independente, autônoma, e outros como Leo por exemplo?! Ahh, mas eu ia fazer um escarcéu!!!! vc me conhce, sabe a capacidade da pessoa armar um barraco! hahahahah... Bjs, compartilhando!

    ResponderExcluir
  2. vou fazer escarcéu com vcs tbm!!!!! nao sou mãe de cadeirante e na minha familia tbm nao tem... mas tenho vcs e mais amigos cadeirantes... entao brigo merrrrrrrrrmo... sou cara de pau qndo vejo alguem estacionar em vagas destinadas a cadeirantes e falo com toda minha cara de pau "ESSA VAGA NAO EH SUA NEM POR 1 MINUTO!"
    esse assunto me revolta profundamente... q odeeeeo!
    porq nao chamam a polícia??? ai nao adianta???
    ainnnn q eu chamo policia p/tudo q me incomoda... se pago impostos entao tenho direito de pedir o serviço deles!!!!!(ja q mtos deles ficam a toa mesmo, entao venham trabalhar numa causa justa!!!)

    ResponderExcluir
  3. Tudo errado!! Infelizmente estamos a merces daqueles que só visam o lucro!!! Faço coro a Betty Rouvier: grito por vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas pelo coro. eu ía me aprofundar mais na resposta mas... ela virou praticamente um post então breve, posto aqui.
    Beijos em todas

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu post,realmente é um desrespeito.E vc acaba de dar um puxão de orelha na galera em geral.Vou compartilhar ok?
    (Não gostou do texto que te passei o link ou achou muito grande?rsrs,não esquenta se for uma dessas opções.)
    Bjka querida e bom fds que se aproxima

    ResponderExcluir
  6. Emiliana,
    pode compartilhar claro.
    Nenhuma das duas opções, é que ainda não tive tempo de parar para ler mas vou te mandar um email por esses dias. Desculpa.
    Bjos e bom final de semana tb.

    ResponderExcluir