sábado, 23 de abril de 2011

Datas comerciais. Ops, comemorativas!

 

Foto: Cami Góes

 
Todo mundo sabe que as ditas datas comemorativas hoje em dia se tornaram sinônimo de lucro para o comércio. Cada vez mais o comércio investe, cria, inova para que gastemos mais e mais, deixando assim a população menos favorecida cada vez mais à margem. E as datas dedicadas as crianças então, são as mais rentáveis, sem a mínima dúvida. Faz tempo que os Ovos de Páscoa deixaram de ser simples Ovos de Páscoa. Hoje em dia importa muito mais os brinquedos que serão encontrados nos seus interiores. As crianças dão muito mais valor ao brinquedinho do que ao próprio chocolate e pagamos cada vez mais caro por ovos cada vez menores mas com brinquedos singulares em seu interior que só serão encontrados nessa data do ano e nunca mais. Quem já não viu a cena de uma criança que abre todos os seus ovos para ir retirando cada brinquedinho e depois os embala novamente para ir comendo um por vez? Eu, com meus seis sobrinhos, estou acostumadíssima a essa cena. Enfim, todos sabem que na Páscoa devemos presentear ao menos os pequenos com ovos de chocolate mas, aposto que, grande parte não sabe nem de onde vem essa tradição e muito menos seu significado. E me refiro a "católicos" e não católicos. Entramos na onda do consumismo sem sequer saber o porquê. Realmente uma pena todas as datas ficarem despidas de significados  porque assim todas perdem seu sentido mas quando se fala em consumismo o que mesmo faz sentido?!
De qualquer forma, eu que na minha infância tive toda a magia dessas datas vividas ainda de outra maneira sou ainda muito apegada a elas e curto muito. Eu adoro comprar e dar presentes para quem gosto independente de datas mas curto muito, por exemplo, sair a compra dos ovos dos meus seis filhinhos sobrinhos tentando encontrar um brinquedinho que tenha a cara de cada um. E mais, adoro ver a carinha deles ao abrir o ovo para raptar o brinquedinho. Me encanto com os brinquedos junto com eles.
No entanto, para mim, a maior magia está em poder dar um ovinho para o filhinho da empregada (empregada sim, assim como eu sou do meu chefe. E sem um pingo de preconceito) aqui de casa; uma caixa de bombom para as meninas do salão, para a copeira do meu trabalho e para o menino da faxina. Se eu pudesse sairia por aí distribundo ovos de chocolate para todas as crianças carentes, afinal, o que mais me incomoda na comercialização das datas é pensar nos excluídos, mas ainda não recebo para tanto. Assim, vou fazendo o que posso e incluindo os que estão próximos. Dar o mundo para os meus sobrinhos me deixa muito feliz mas poder compartilhar um pouco de alegria com essas pessoas mais simples e fazer com que elas se sintam lembradas é o que me faz mais feliz.
 
 
Foto: Cami Góes
 
Feliz Páscoa à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário